A 21 de março, celebra-se o Dia Mundial da Poesia. Esta data é uma evocação da literatura poética, que se assinala, anualmente na biblioteca municipal através do Estendal Poético da responsabilidade da Rede Concelhia de Bibliotecas. Este ano no contexto da comemoração dos 120 anos do nascimento do poeta Saúl Dias, alter ego poético de Júlio Maria dos Reis Pereira, as bibliotecas escolares conheceram e trabalharam o poeta de forma mais aprofundada e apresentam as suas propostas de leitura no Estendal Poético, patente, a partir de hoje, na frontaria da biblioteca municipal. Para ser apreciada está também instalada, no carvalho em frente à biblioteca, a exposição "Poemas ao Vento" da responsabilidade dos alunos do Centro Educativo de Santa Clara de Vila do Conde e dos alunos inscritos no Atelier Vitamina L, que quiseram ser poetas nesta data tão especial, pois é também o Dia da Árvore.
Este ano, de forma a levar a poesia, a um público mais alargado, nomeadamente todos os que viajam no Metro, entre Portas-Fronhas e Vilar do Pinheiro, os passageiros são surpreendidos pela performance de Alexandre Sá e Ismael Calliano que dão voz a alguns dos poetas mais emblemáticos de sempre.
Neste enquadramento, a autarquia proporcionou também a partilha da poesia do poeta Saúl Dias às escolas EB2/3, Secundárias e Escola Profissional do concelho, nos dias 20 e 22 de março, pelo registo de vários diseurs profissionais.
Viva a Poesia e todos os que nela vivem!

