No próximo sábado, dia 19 de novembro, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal José Régio, João Ribeiro da Cruz apresentará o seu livro “Lenocínio VS Prostituição - Visão dos Magistrados e Polícias”. Segundo o autor, esta obra surge numa área em que a legislação, jurisprudência e suporte documental escasseiam, sendo este um contributo para colmatar esse vazio.
No prefácio do livro, José Manuel Gonçalves Oliveira Fonseca, Magistrado do Ministério Público, Coordenador da Comarca do Porto, refere que “o crime de lenocínio está associado, quase sempre, ao tráfico de pessoas, em que os mais fracos são explorados, às vezes, quase ao nível da escravatura, por redes nacionais ou internacionais que, à sua custa, auferem elevados e ilícitos proventos.” Destacando que “o tema do lenocínio e a sua ligação ao tráfico de pessoas retrata, pois, uma realidade cada vez mais relevante, que se impõe que seja prevenida, combatida e punida.”
Esta sessão contará com a presença de José Manuel Gonçalves Oliveira Fonseca, Magistrado do Ministério Público e Coordenador da Comarca do Porto, Miguel Silva, Diretor do Instituto Português da Criminologia e Daniel Brás Marques, Presidente da Delegação de Advogados de Vila do Conde.
A venda do livro tem uma vertente solidária, uma vez que as receitas apuradas serão canalizadas para apoio à Saúde em Português, APAV e CARITAS.
O autor, João Ribeiro da Cruz, é Mestre em Criminologia, exerce a sua atividade como Cabo da GNR e é formador em Tráfico de Seres Humanos, Igualdade de Género, Crianças Disfuncionais, Bullying e Ciberbullying, Higiene e Segurança no Trabalho, sendo também, Técnico de Apoio à Vítima.
Entrada livre, mas com inscrição prévia e obrigatória que pode ser feita no balcão da Biblioteca, pelo telefone 252240040 ou através do email biblioteca@cm-viladoconde.pt.
Contamos convosco!