Podem ser lidos e consultados, no edifício, documentos em suporte papel, como obras de referência, jornais, revistas e todos os documentos disponíveis em livre acesso.
A Biblioteca possui um Fundo Documental Reservado, constituído por monografias e periódicos, que pode ser consultado quando requisitado pessoalmente. Este núcleo documental está referenciado num catálogo manual de autores, acessível, quando solicitado.Os documentos deste Fundo não são passíveis de empréstimo individual e a sua reprodução é condicionada.
Além dos documentos em suporte papel, podem ser consultados documentos em suporte digital: música e imagem.Estão, também disponíveis filmes dvd.
A consulta da Internet é facultada em todo o edifício através da ligação wi fi e nas 3 Secções principais da Biblioteca, utilizando os computadores pertencentes ao equipamento.
Este serviço é gratuito e está disponível para todos aqueles que indiquem um domicílio no concelho de Vila do Conde.
É necessário proceder à inscrição no Balcão de Atendimento do Átrio Principal, fornecendo os dados pessoais. O Cartão de Leitor, gratuito, será remetido para o endereço indicado, pelo correio tradicional. Após o recebimento do Cartão de Leitor, podem ser requisitados 2 documentos ( 2 livros ou 1 livro e 1 filme).
No caso do empréstimo de livros, o período para leitura é de 15 dias, podendo este ser renovado por igual prazo, até 5 vezes. A prorrogação do período para leitura pode ser feita através do nosso portal, na APP-A Minha Biblioteca, por e-mail, solicitada pessoalmente ou através do nº de telefone da Biblioteca.
Os filmes são emprestados por um prazo de 7 dias, sem possibilidade de renovação.
O empréstimo inter bibliotecas prevê a cedência de documentos a outras instituições que sirvam o interesse público.
No caso de solicitações relativas a documentos que se encontrem em livre acesso, basta enviar um email para o endereço biblioteca@cm-viladoconde.pt, especificando a instituição que pretende o EIB, as informações relativas ao documento, o prazo de empréstimo e a pessoa que dentro da organização se responsabiliza pelo mesmo.
Relativamente a documentos que pertençam ao Fundo Reservado, cada solicitação será analisada individualmente.
A consulta na Internet é gratuita e pode ser acedida via wi fi utilizando os equipamentos pessoais e também recorrendo aos computadores da Biblioteca. Neste caso, é possível a cada utilizador que possua Cartão de Leitor, navegar durante 1 hora por dia.
Para aceder aos computadores da Biblioteca, deve dirigir-se ao funcionário de serviço na secção, apresentar o Cartão de Leitor e inscrever-se, aguardando a sua vez, se houver lista de espera.
Desde 1995 que a Biblioteca Municipal José Régio possui Catálogo informatizado da colecção disponível em livre acesso. Neste momento, parte do seu Fundo Reservado também já está inserido. A aplicação informática utilizada é a Gestão Integrada de Bibliotecas.Para além do catálogo da Biblioteca Municipal José Régio estão disponíveis os catálogos de outras Bibliotecas cooperantes do Catálogo Colectivo Municipal.
O Catálogo permite a pesquisa por: assunto, título, cota, colecção, autor, CDU ( Classificação Decimal Universal), ISBN( número internacional do livro),data de publicação, editor, tipo de documento e número de registo. Também no que se refere ao formato de visualização das entradas no catálogo há várias possibilidades: ISBD ( de acordo com as Regras Internacionais de Catalogação), ISBD + capa, N.P. 405, formato reduzido, formato simples e em linguagem UNIMARC ( Linguagem técnica).
O Catálogo da Biblioteca e de todas as bibliotecas integrantes da Rede Concelhia está disponível online.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência neste website. Clique aqui para consultar a Política de Privacidade e Segurança aceitar e continuar